Tradutor Português/Espanhol

terça-feira, 8 de maio de 2012

Advérbio Português


O advérbio é a palavra que modifica o sentido de um verbo, um adjetivo ou de outro advérbio. Os advérbios se unem aos verbos para exprimir circunstâncias em que se desenvolve o processo verbal, e a adjetivos, para intensificar uma qualidade. Os advérbios recebem a denominação da circunstância ou de outra ideia acessória que expressam.  Há os advérbios de afirmação (certamente, efetivamente, realmente...), de dúvida (porventura, talvez...), intensidade (bastante, bem, demais, menos, mais, muito, pouco...), de lugar (ali, lá, abaixo, acima, adiante, além, atrás...), modo (assim, depressa, devagar, mal, melhor, pior etc., além de quase todos terminados em ‘mente’, como fielmente e levemente), de negação (não, tampouco...) e de tempo (agora, amanhã, antes, breve, cedo, tarde, jamais...). Há também locução adverbiais, que são conjuntos de duas ou mais palavras que funcionam como advérbio (‘com facilidade’, ‘muito calmamente’ etc.).

>>Definição do iDicionário Aulete:   (ad.vér.bi:o)

sm.  1  Gram.  Palavra invariável que modifica o sentido de um verbo, adjetivo ou de outro advérbio, e em alguns casos substitui substantivos, representando um complemento circunstancial que indica tempo, lugar, modo, qualidade, intensidade, afirmação, negação, etc.: comer muito; pouco cheio; bastante cautelosamente; aqui (neste lugar)

 [F.: Do lat. adverbium, i. Hom./Par.: advérbio (sm.), adverbio (fl. de adverbiar).]

Advérbio demonstrativo   1  O que indica um lugar ou posição em relação aos interlocutores (aí, aqui, ali, cá etc.) 

Advérbio indefinido   1  O que indica lugar ou característica ou intensidade da ação de forma indefinida, vaga (algures, alhures, muito, pouco etc.) 

Advérbio interrogativo   1  O que introduz perguntas (Como...? Quando...? Onde...?) 

Advérbio relativo   1  O que introduz oração relativa (...o lugar onde trabalhei o ano passado...) 

Um comentário:

Livraria Cultura